COMO LIDAR COM A ANSIEDADE?
Atenção às dicas, famílias!
Pensar na saúde emocional e mental de seus filhos também é muito importante!
Vivenciamos um momento difícil e é totalmente compreensível que estejamos nos sentindo mais ansiosos e/ou agitados. Isso também ocorre com as crianças e os adolescentes. Sendo assim, torna-se imprescindível buscarmos estratégias para lidar com essa situação e não entrar em pânico.
Como controlar a ansiedade?
- Separe o que você pode controlar (lavar as mãos, distanciamento social...) do que não pode (ter controle do que está acontecendo).
- Busque informações confiáveis uma vez ao dia.
- Alimente-se bem e beba bastante água (seja o exemplo!).
- Faça atividades relaxantes (convide a família para ver um filme ou série, ler um livro...esteja junto ao(s) seu(s) filho(s)).
- Faça exercícios físicos (mesmo que em casa, é possível montar algum circuito e se exercitar juntos...as crianças adoram!).
- Faça meditação (conecte-se consigo mesmo!).
- Se tiver medo, pense em outros momentos difíceis que já superou antes (auxilie as crianças a também identificarem essas situações já superadas).
- Se precisar busque ajuda e orientação profissional.
O que aumenta a ansiedade?
Por favor, EVITE:
- Pensar e falar constantemente na pandemia;
- Informações em excesso;
- Pensamentos catastróficos sobre a pandemia;
- Acreditar em tudo o que lê na internet.
Em situações de crise, onde nos sentimos vulneráveis, nosso psiquismo anseia por segurança, proteção, calma e prazer. As nossas escolhas precisam estar alinhadas com nossas necessidades emocionais saudáveis. Sejamos terapêuticos para nós mesmos e agentes terapêuticos em nossas relações interpessoais (com a família, amigos e pessoas próximas, especialmente).
VAMOS SUPERAR ISSO JUNTOS!
Fonte/Créditos: Ana Clara Rebelo Flores. Maiara Freitas.